Moçambique prepara-se para terceira ronda de vacinação contra a poliomielite

Moçambique prepara-se para terceira ronda de vacinação contra a poliomielite

Moçambique ronda de vacinação contra a poliomielite
Foto: hospital 

 

O Ministério da Saúde de Moçambique está a mobilizar recursos para a terceira ronda de vacinação contra a poliomielite, anunciou o Director Nacional de Saúde Pública de Moçambique, Quinjas Fernández.

"Estamos a ponderar que, entre a primeira e a segunda semana de Julho, teremos uma terceira ronda de vacinação contra a poliomielite em todo o país", disse o responsável, citado pela Agência Moçambicana de Imprensa (AIM).

"Aquelas crianças que foram vacinadas na primeira e segunda rodadas terão a oportunidade de receber uma terceira dose", enfatizou Quinjas Fernandez.

As vacinas, por outro lado, vão abranger pela primeira vez as regiões do sul de Moçambique (províncias de Gaza, Inhambane e Maputo).

A primeira rodada foi lançada em março e a segunda em abril, depois que casos de poliomielite foram detectados no vizinho Malaui, cobrindo um total de 4,2 milhões de crianças.


No entanto, um caso de poliomielite foi confirmado na semana passada na província de Tete, província do interior de Moçambique que faz fronteira com o Malawi.

A análise do sequenciamento do genoma possibilitou vincular a infecção a uma variante predominante no Paquistão em 2019, como foi o caso relatado no Malawi em fevereiro.

Para o efeito, a Organização Mundial de Saúde (OMS) esclareceu que estes dois casos não afetam a declaração de ausência de certificação do poliovírus selvagem em África (a partir de agosto de 2020), uma vez que a variante do vírus não é nativa.

Globalmente, o poliovírus selvagem é endêmico no Afeganistão e no Paquistão.

A poliomielite é uma doença infecciosa incurável que afeta principalmente crianças menores de cinco anos e só pode ser prevenida por meio de vacinas.

Em alguns casos, pode levar à paralisia dos membros.

“Se o vírus não for erradicado em áreas onde ainda circula, as crianças de todo o mundo continuam em risco de pólio selvagem”, concluiu a OMS.


Enviar um comentário

Obrigado por vir visitar o nosso site , mande o seu comentário , se gostou do nosso conteúdo , estamos aberto a sugestões

Designed by OddThemes | Distributed by Gooyaabi